Psicoterapia e obesidade

Como tratar a depressão?
29/09/2017
Tabagismo
04/10/2017

 

A obesidade tem causas múltiplas, que incluem predisposição genética, problemas endócrinos e hormonais, como o hipotiroidismo, por exemplo, mas ocorre, na maioria dos casos, pelos maus hábitos alimentares, com dieta desequilibrada e a ingestão de calorias maior do que o necessário. Ou seja, o indivíduo engorda porque come mais do que o corpo precisa para viver, principalmente gorduras e açúcares, e não pratica a quantidade de exercícios físicos suficiente para queimar o que ingeriu. Outro fator que contribui para o aumento de peso é a idade: com o passar do tempo, perdem-se massa muscular e óssea, o metabolismo se torna mais lento e o gasto calórico diminui.

O aumento de peso pode resultar de gravidez, perda emocional (luto, separação), demissão ou qualquer situação que cause grande estresse, ocorrendo de forma gradual, ao longo do tempo, quando as roupas vão se adaptando à silhueta: peças com numeração maior, calças com elástico na cintura, blusas mais largas. Ou pode ser rápido, como consequência de dietas restritivas, associadas ou não ao uso de remédios e fórmulas, que provocam estresse e fácil recaída, o chamado lapso. Quando isso acontece, a pessoa sente culpa, se frustra e sabota ou abandona a dieta e volta a engordar, o conhecido efeito sanfona, porque não mudou hábitos ou prestou atenção aos aspectos emocionais.

Não espere até desenvolver problemas de saúde decorrentes do excesso de peso, como hipertensão e diabetes, ou perder qualidade de vida, usando a comida como alívio de emoções como tédio, raiva, tristeza, angústia e frustração. A psicoterapia trata as questões emocionais que dificultam o emagrecimento, como depressão e ansiedade, com eficácia comprovada, tornando mais fácil para a pessoa controlar a ansiedade e implementar as mudanças necessárias em seus hábitos e rotinas. Trabalha-se o indivíduo de dentro para fora, apoiando-o a desenvolver ou recuperar sua autoestima. 

Maria Cristina Ramos Britto

Psicóloga CRP 05/34753

*************************************************************

Maria Cristina Ramos Britto, psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em terapia cognitivo-comportamental pela Estácio de Sá, atende adolescentes, adultos, família e casal em Copacabana. Ministra palestras e cursos, tem o blog Saúde Mente e Corpo e publicou um e-book pela Amazon, Psicologia e Saúde: o blog que virou livro.

Contato: 99214-2023.

Share on Pinterest
There are no images.
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar

Comentários

Loading Facebook Comments ...