Como tratar a depressão?

Como saber se tenho anemia?
26/09/2017
Psicoterapia e obesidade
02/10/2017

Existe um remédio certo?

 

Essa é uma questão que deve passar pela cabeça de milhares de pessoas, até porque a impressão que se tem é que depressão,  uma vez adquirida,  o ser humano passa a se tornar dependente dela, mas não é bem assim. Por isso não deixe de ler este artigo até o final para entender melhor sobre esse assunto.

 

No post anterior, cujo tema foi Uma pessoa pode ter depressão e não saber, nós apresentamos alguns sintomas e também maneiras de identificar se a pessoa está com depressão. Neste você vai entender um pouco mais sobre como tratar a depressão e quando é necessário usar remédios para controlar a doença.

 

Então vamos lá?

 

Como tratar a depressão

 

Em primeiro lugar é preciso buscar um especialista que possa avaliar bem o quadro depressivo da pessoa, para então partir para um tratamento mais adequado.

 

A depressão deve ser tratada de maneiras diferentes, lembrando que cada pessoa reage ao tratamento de uma forma,  por isso a importância de fazer acompanhamento com um psiquiatra. Esse profissional irá avaliar o paciente e indicar o melhor tratamento.

 

O tratamento da depressão envolve terapias e medicamentos, ou ainda a associação dos dois, porém o importante no tratamento deste transtorno é buscar soluções para causa e não somente para os sintomas.

 

E o que isso quer dizer?

 

É bastante comum tentar resolver os sintomas da depressão por exemplo: A insônia pode ser combatida com medicamentos, mas será que insônia provocada pela depressão pode ser tratada com remédios? combater somente a insônia resolveria o problema de depressão ?

 

Por esse motivo é preciso saber exatamente como tratar a depressão para que os resultados sejam satisfatórios e não momentâneos.

 

Combater a causa é uma das principais razões para um tratamento de sucesso, por isso que o tratamento exige o uso da terapia aliada a medicamentos. Mas deve-se considerar que cada caso deve ser tratado de forma individualizada, pois cada indivíduo reage de uma maneira diferente.

 

Há estágios da depressão que o uso de remédio é dispensado e somente a terapia pode resultar na cura. I

 

Existe um remédio certo para depressão?

 

Afirmar que um medicamento resolverá o problema  de depressão é tanto pretensioso, até porque como dissemos acima cada ser humano  reage de maneira diferente ao tratamento.

 

Existem sim remédios antidepressivos que ajudam a controlar as crises depressivas e evita que pessoa se afunde ainda mais nas causas e consequências do transtornos, mas um remédio que cure de vez , ainda não foi descoberto.

 

O remédio certo é aquele que vai proporcionar melhores de condições para a vida da pessoa depressiva. Outra maneira,  que se pode dizer que ajuda muito no processo de recuperação,  é a terapia.

 

Um exemplo são as atividades físicas, dançar, cantar  entre outras que podem melhorar o estado de espírito do indivíduo e fazer com que ele tenha forças para seguir em frente de cabeça erguida e sem se entregar à doença.

 

A participação da família e amigos no tratamento,  também faz muita diferença, muitas pessoas ficam presas ao mundo da depressão e precisam sentir que são amadas e queridas por todos.

 

Então para concluir:  Tratar a depressão não é só terapia nem só medicamentos e sim um conjunto de medidas adotadas para combater as causas e sintomas. Costuma-se dizer entre os especialistas que o primeiro passo para sair de uma depressão é a mudança do estilo de vida. Fazer as coisas diferentes, recomeçar, buscar entusiasmo é o que trás resultados.

Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar

Comentários

Loading Facebook Comments ...