Benefícios do Ômega-3 na Gravidez e Amamentação

Transplante de ossos
06/10/2017
A importância de comer a cada 3 horas
16/10/2017

No momento que a mulher engravida, o feto encontra no corpo da mãe proteção e alimentação que precisa para se desenvolver. Por isso é tão importante que não só a mãe, mas toda a família comece a criar hábitos saudáveis, principalmente sobre a alimentação.

Falando em alimentação, ela é muito importante para o bem estar da mãe, e fundamental para o bebê que está se formando. Temos nesse momento o que chamamos de janela de oportunidade. É o momento para que se forneça o que o bebê precisa para se desenvolver, nascer e crescer, da melhor forma possível.

Um dos nutrientes que podem estar em carência por uma alimentação inadequada é uma gordura chamada ácido docosahexaenoico, nome complicado e simplificado pela sigla DHA. O DHA é uma gordura poli-insaturada que faz parte do ômega-3, o ácido alfa-linolênico (ALA). Essa gordura está presente na membrana cerebral, e durante a gestação a mãe consegue passar grandes quantidades para o bebê. O nosso organismo não consegue produzir ômega-3 por si próprio e por isso ele é considerado como um ácido graxo essencial. Na corrente sanguínea, o ômega-3 se transforma em dois ácidos graxos importantíssimos para nossa saúde: ácido eicosapentaenóico (EPA) e o DHA.

E que benefício o DHA traz durante a gestação? Bebês que recebem boas doses de DHA vão ter um excelente desenvolvimento do sistema nervoso, do sistema ocular e da imunidade. A suplementação com ômega-3 se torna muito importante a partir do 2º trimestre de gestação e deve continuar enquanto houver a amamentação: a mãe transfere esse nutriente para o bebê através da placenta e do leite materno. 

Vamos ver alguns benefícios comprovados para a suplementação de ômega-3 nesse período:

  • Melhor crescimento e desenvolvimento de bebês durante a gestação.
  • Prevenção da depressão pós-parto e diminuição do stress gestacional.
  • Crianças de mães que ingeriram doses de ômega-3 durante a gestação, apresentaram melhor aprendizado, memória, coordenação de mãos, olhos e desenvolvimento psicomotor.
  • Melhora na qualidade de visão da criança.
  • Melhora no desenvolvimento cerebral a longo prazo, diminuindo chance de distúrbios neurológicos. 

Portanto, esse é um dos nutrientes importantes na vida da mamãe e do bebê. Consulte um nutricionista para a adequação da sua alimentação e suplementação em quantidades adequadas e tenha uma gravidez muito saudável.

******************************************* 

Dra. Luciana Novaes – Nutricionista especializada no cuidado materno e infantil. Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Especialização em Nutrição Clínica, Estética, Alimentação e Cultura. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética. Consultório: Rua Santo Afonso, nº 44 – sala 801, Saens Peña – Tijuca, Rio de Janeiro. Tel: 2143-4599 / 2254-8186. www.luciananovaes.com.

Credenciada da Rede VivaBem

Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar

Comentários

Loading Facebook Comments ...