Alimentos que não devemos combinar

Benefícios de tomar diariamente uma colher de canela e mel
24/11/2017
15 ALIMENTOS QUE TE AJUDAM A DORMIR
29/11/2017

A alimentação é a maneira que temos de oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência e, claro, manter uma vida plena e saudável. Logo, precisamos manter sempre uma alimentação equilibrada e o mais saudável possível.

Na hora de comer, é muito importante que saibamos escolher os alimentos que combinaremos, afinal, nem todos os alimentos têm a propriedade de se misturarem entre eles.

Muitos alimentos, quando combinados de forma correta, podem ser muito benéficos para melhorar alguns problemas de saúde, pois cada um deles oferecem suas propriedades e quando corretamente combinadas todas essas propriedades, indubitavelmente, beneficiam nossa saúde.

Mas quando a combinação não é feita da maneira correta, os resultados são muito prejudiciais, pois essas misturas podem causar reações adversas no organismo.

Quais alimentos não devemos combinar?

Espinafre e queijo

O espinafre contém uma substância chamada de oxalato, que impede que o organismo absorva o cálcio de maneira correta, por isso, não é conveniente misturar o espinafre com o queijo e outros derivados lácteos.

Líquidos e refeições

É importante sabermos que tomar muito líquido enquanto comemos não é muito recomendável, pois a digestão se torna mais lenta e isso prejudica a saúde. Pessoas que não conseguem comer sem tomar algo podem tentar reduzir ao máximo essa combinação perigosa.

Açúcar

É preciso evitar a qualquer custo a adição de açúcar a qualquer alimento, principalmente aqueles que já são doces, afinal, dessa forma, aumentaremos de forma prejudicial o número de calorias que o organismo precisa assimilar.

Alimentos ricos em magnésio e refrigerantes

O melhor é evitar os refrigerantes, pois são muito calóricos, ricos em açúcar.

Os cereais e todos os alimentos que contêm magnésio jamais devem ser combinados com refrigerantes, pois esses contêm fosfatos que impedem que o magnésio seja absorvido de maneira correta.

Carboidratos, féculas e alimentos ácidos

Tanto os carboidratos quanto as féculas, começam a digestão na boca, e por isso precisam de uma mastigação lenta e um meio alcalino. Os alimentos ácidos fazem com que o processo de digestão seja muito lento, portanto, não é recomendável adicionar tomate ao macarrão ou ao arroz, por exemplo.

Não misturar frutas doces com frutas ácidas

As frutas doces não são compatíveis com as ácidas, quando as combinamos geram-se reações químicas que podem prejudicar o comportamento normal do organismo.

Molhos gordurosos em comidas

Em geral, os molhos são uma grande fonte de gorduras que fazem com que a digestão se torne mais lenta, isso acontece porque neutralizam as enzimas dos sucos gástricos, o que impede que desempenhem sua função de maneira correta. É recomendável reduzir ao máximo o consumo desse tipo de molho.

Como é possível observar, é muito simples aprender a combinar corretamente os alimentos, basta considerar todas essas dicas na hora de preparar e servir os pratos, dessa maneira evitaremos muitas complicações e nos manteremos mais saudáveis.

 

Fonte: Melhor com Saúde

Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar

Comentários

Loading Facebook Comments ...